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Confira a etapa primordial para garantir cílios saudáveis por muito mais tempo

Por: Andressa Barbosa

A higienização dos cílios é crucial para manter a saúde dos olhos, prevenir infecções oculares e deixar os pelos muito bem tratados para o procedimento de extensão. E pensando em você, que se preocupa com cada fio, e que não abre mão de garantir a sua cliente cílios impecáveis, preparamos algumas dicas valiosas para o cuidado diário.

Atenção Sobellete, leia com atenção essa matéria que preparamos com tanto carinho para que a sua cliente seja uma cilhuda prevenida e muito exaltada por onde passar. 💖

 Aqui estão alguns pontos positivos e a importância de seguir uma rotina de cuidados com os cílios:

1. Prevenção de Infecções: Os cílios podem acumular sujeira, poeira, óleo e resíduos de maquiagem ao longo do dia. Se não forem limpos regularmente, esses resíduos podem levar ao acúmulo de bactérias, aumentando o risco de infecções oculares, inflamação das pálpebras e conjuntivite.

2. Saúde dos Folículos Pilosos: Assim como os cabelos, os cílios têm folículos pilosos. Manter os cílios limpos ajuda a evitar a obstrução, e não irá resultar em problemas como cílios encravados.

3. Prevenção de Demodicose: Os ácaros Demodex são organismos microscópicos que vivem nos folículos pilosos, incluindo os cílios. Uma higienização adequada  pode ajudar a prevenir a proliferação desses ácaros, evitando a inflamação e irritação ocular.

4. Melhora da Aparência: Cílios limpos tendem a parecer mais saudáveis e vibrantes.

5.  Conforto Ocular: Manter os pelos higienizados pode contribuir para o conforto geral dos olhos. Acúmulos de sujeira ou resíduos podem causar coceira, irritação e desconforto na vista e pálpebras.

6. Aderência aprimorada: Limpar essa área garante que a cola da extensão tenha uma aderência perfeita. Prolongando o alongamento e garantindo cílios intactos por muito mais tempo que o esperado.

 


O cuidado pré e pós-extensão é crucial para ter um resultado duradouro. Confira os pontos negativos quando falta a devida importância a essa etapa.

  • A cola pode não ter a aderência necessária que irá garantir a longevidade da extensão.
  • Aumento do risco de inflamações e irritações frequentes, que irão impedir de manter uma rotina de manutenção dos cílios.
  • Cílios fracos e quebradiços, além da perda de volume.

 

Agora que você já viu os benefícios da limpeza dos cílios, chegou a hora de conhecer a melhor escolha para adotar essas práticas, e preservar a beleza dos fios e a saúde dos olhos.

Para higienizar os cílios adequadamente, você pode usar um limpador suave, que remova os resíduos sem agredir os fios e a pálpebra. E a solução que cumpre isso e muito mais, é a espuma de limpeza Deep clean da Sobelle. Ela foi formulada pensando na necessidade da lash, sendo ideal  para a limpeza pré e pós-extensão dos cílios.

Já uma opção de acessório para auxiliar nessa limpeza, é um pincel com cerdas macias e maleáveis, para higienização dos fios naturais antes do procedimento. As cerdas vão alcançar as áreas mais difíceis e ajudar a remover toda oleosidade e sujeira dos cílios, garantindo uma melhor aderência da cola. Esse produto você também encontra aqui no site da Sobelle.

 

Lash, esperamos que tenha gostado dessa matéria! Anote as dicas passadas e siga esse ritual de cuidados para manter a saúde e bem estar dos cílios da sua cliente. 😍

Fonte: https://blog.hanabeauty.com.br/a-essencia-da-higienizacao-antes-da-extensao-de-cilios/

Quais os cuidados essenciais para manter a durabilidade da sua extensão de cílios

Existem muitas questões além de uma boa cola e a acoplagem perfeita que podem resultar numa retenção duradoura, você sabia? Por isso é essencial fazer uma análise 360, alinhando produtos, serviços de qualidade + orientações corretas para garantir que a extensão dure o máximo possível.  Se deseja saber mais, leia essa matéria e fique por dentro de todas as dicas que a lash Larissa Arikita compartilhou com a gente!

 Vamos lá! No mundo da extensão de cílios, retenção significa DURABILIDADE. Vale destacar que a retenção varia de acordo com a técnica, quantidade de fios aplicados e, claro, também os cuidados. Mas em geral, em 15 dias, sua cliente deve ter pelo menos 50% da extensão retida nos cílios. Quando essa extensão não está durando é preciso compreender sobre o ciclo de crescimento dos cílios. Em média, podem cair até 5 cílios naturais por dia, então como extensão fica acoplada nos cílios, é normal ver cair extensões que estejam grudadas nos cílios. Em paralelo, o que você precisa saber é que esse ciclo depende também do estado de saúde, mental e os hábitos de cada pessoa.

Veja a seguir alguns fatores que podem desregular o ciclo de crescimento:

Quando a extensão cai toda em menos de 7 dias, precisa rever e checar o que deve ter acontecido para não ter tido boa retenção, já houveram casos em que toda extensão caiu com apenas 2 dias. Pois bem! Primeiro vamos falar em relação a profissional.

Esse tipo de problema já é possível detectar logo no procedimento. Um dos sinais é a extensão não grudar ou ficar caindo durante aplicação.

Listamos acima alguns motivos que podem ter atrapalhado na durabilidade da extensão por parte da profissional. Agora vamos de checklist em relação a cliente que pode ter acelerado a queda das extensões. Lembrando, quando cai exageradamente nos primeiros dias, provavelmente é problema técnico e não por parte da cliente. O que será listado abaixo, são prováveis causas de não ter pelo menos 50% dos fios no 15º dia, que pode ter sido pelo descuido/desorientação por parte da cliente.

Causas:

  • Molhar antes de 12/24h quando não é utilizado finalizador pela profissional;
  • Não higienizar de manhã e à noite;
  • Não higienizar corretamente;
  • Dormir de modo que crie atrito;
  • Ter ansiedade e ficar puxando a extensão (pode puxar cílios junto e causar falha);
  • Passar maquiagem a prova d’água na região dos olhos;
  • Usar produto a base de óleo na região dos olhos;
  • Colocar cílios postiços;

Como profissional, é necessário prestar assistência a cliente. Quando não há assistência, a cliente fica desamparada e frustrada e isso pode causar um grande problema para o seu negócio. Você gostaria de ser difamada? Pesquisas revelam que enquanto a cliente satisfeita fala em média para 3 pessoas, a cliente insatisfeita pode falar para 8 pessoas ou mais. E quando ela resolver falar na internet, esse número será incontável.

Sugestão:

  • Antes de começar a cobrar, faça um bom treino, conheça bem os materiais que usa e adquira habilidade com sua técnica;
  • Alinhe expectativas com a cliente, tenha uma boa comunicação e fale sobre o ciclo de crescimento dos cílios, durabilidade das extensões e o pós-cuidado;
  • Sugestão de regra para estabelecer com a cliente: se cair além do normal (mais que 5 fios por dia), terá assistência gratuita de 1h para recolocar extensão até o 7º  dia;
  • Mande mensagem para todas as clientes depois de 2 dias perguntando sobre a experiência do atendimento e como estão os cílios;
  • Quando precisar prestar assistência, peça desculpas pelo transtorno e converse bem para identificar o que pode ter acontecido para não ter uma boa retenção;
  • Lembre-se, primeiro faça a checagem se foi feito tudo de maneira correta da sua parte como profissional. Depois é a parte de alinhar com a cliente sobre os pós- cuidados. Pode ser que ela não esteja fazendo corretamente. (Pergunte que horário está lavando e como. Essa pergunta não fica ofensiva e costuma detectar falha na comunicação.)
  • Faça um vídeo de como deve ser higienizado. As vezes só com explicação verbal e escrita não é suficiente e pode gerar desentendimento.

Problemas com retenção costumam ser muito comuns para iniciantes que ainda estão se adaptando com a nova rotina e também no calor ou no dia com alta umidade. Minha recomendação é sempre estudar e investir nos melhores materiais que o mundo dos cílios oferece. Durante minha trajetória como Lash designer, usei muito a cola powerful, pinças e cola macy p+ da @lojasobelle, porque são de qualidade e confio de olhos fechados. E você, quais materiais usa e quais não abre mão? Deixei aqui nos comentários. ⤵️🫶🏼

Pontos a serem observados na hora de escolher um cosmético!

Colaboração: Andreina Mota

Escolher cosméticos adequados é uma decisão importantíssima na hora de garantir, não apenas a eficácia, mas também a segurança e a manutenção da saúde da pele e pelos da sua cliente. Portanto, ao selecionar um produto é essencial considerar alguns pontos fundamentais, como por exemplo a composição. Neste caso, optar por cosméticos que contenham ingredientes com bons estudos, testes de eficácia e segurança, minimizam o risco de reações adversas, irritações e até mesmo sensibilidades.

A identificação do tipo de pele/fio  também desempenha um papel crucial, produtos específicos para peles oleosas, secas ou sensíveis, fios finos, fragilizados ou grossos… essas análises e a personalização do atendimento otimizam os resultados e diminuem a ocorrência de problemas em relação aos procedimentos. Certificar-se de que a empresa onde você compra seus materiais segue práticas éticas e atende a legislação vigente diminui os riscos e ampara os profissionais que optam pela marca.

A embalagem também não deve ser negligenciada, pois recipientes adequados garantem a durabilidade e a integridade do produto, além de facilitar o dia a dia de uso. No contexto da extensão de cílios, as lashes designers precisam, particularmente, serem mais exigentes na escolha dos produtos, sobretudo porque lidam com uma região sensível aos olhos.  Sendo assim, a qualidade das extensões de cílios se deve: a união de boas técnicas + bons produtos.

Nesse sentido, as lashes designers devem procurar itens que proporcionem uma aderência duradoura, sem comprometer a saúde dos cílios naturais, e que, ao mesmo tempo, ofereçam conforto a cliente, diminuindo a incidência de vermelhidão nos olhos e possíveis irritações. As colas, por exemplo, têm se tornado cada vez menos tóxicas e com odores mais leves, já os fios devem ter curvaturas que se mantém bonitos nos retornos, dando preferência a fios leves e opacos, evitando assim danos e desconforto. Não é a toa que as profissionais, buscam cada vez mais variedade para atender as preferências individuais das clientes, garantindo uma aparência natural.

Além disso, produtos que facilitem a aplicação e manutenção, como pinças de qualidade e removedores suaves, são igualmente essenciais para o processo. Em resumo, a escolha de cosméticos, no geral, envolve uma avaliação cuidadosa de ingredientes portanto, é muitíssimo importante que as profissionais busquem cada vez mais entender os princípios da cosmetologia.

Em paralelo, a reputação da marca e feedback do consumidor são pontos decisivos, principalmente para lashes que compram praticamente todos os produtos online. Sendo assim, marcas como a Sobelle que possuem site com informações amplas, instagram com comentários das clientes e muitos feedbacks ajudam as profissionais a comprarem de forma mais assertiva.

Para as profissionais, a atenção se volta para a qualidade, aderência, textura e curvatura das extensões, bem como para ferramentas auxiliares que tornam o processo eficiente e seguro. Essas considerações combinadas, resultam em experiências de beleza aprimoradas e a plena satisfação do cliente.

Conta para gente nos comentários, o que você analisa na hora de escolher um produto? 😊⤵️

Saiba tudo o que rolou no último evento voltado para as profissionais do mercado lash!

 

Aconteceu em São Paulo, nos dias 28 a 30 de abril, a segunda edição do Brazil Lash Congress e claro que a Sobelle não poderia ficar de fora!

O evento reuniu extensionistas, micropigmentadoras, designers de sobrancelhas e demais profissionais do ramo para discutir os principais assuntos do momento e apresentar as últimas novidades do mercado. Além disso, também foram realizadas, práticas assistidas no stand, ofertas de produtos queridinhos pelas sobelletes e muito mais!

Por ser uma loja multimarcas, a Sobelle ainda teve como diferencial, um espaço dedicado a marca de produtos Macy. Quem esteve presente, também pôde aproveitar diversas promoções, levando produtos com qualidade premium para o embelezamento do olhar!

Para participar do evento, a Sobelle convidou as lashes: Amanda Cáceres, Jéssica Antunes, Luciana Brancallião e Samira Martins, que são referência no segmento quando o assunto é extensão de CÍLIOS! Acompanhe a seguir o tema que cada uma apresentou e quais dicas compartilharam por lá!

 

A extensionista Amanda, mostrou na prática que é possível garantir um olhar marcante e o efeito que desejar usando qualquer tipo de fio e curvatura. Sua técnica consiste em trabalhar certos tipos de ângulos e direcionamento do fio para obter um resultado sempre focado na naturalidade e também na tendência atual.

Em sua modelo, ela adaptou o fio de curvatura C 0.07 da Mink Lash e garantiu o efeito fox eyes, proporcionando um olhar suave, que geralmente só é alcançado com curvaturas L e M. Isso oferece aos profissionais uma nova opção para satisfazer as preferências das clientes.

 

Já imaginou ter um efeito delineado usando fios tecnológicos de curvatura C no começo e D em toda a extensão final? Sim, isso é possível! Jéssica garantiu o aspecto artístico aos cílios com essas duas opções, que são mais tradicionais, e que normalmente toda extensionista oferece no dia a dia em seu estúdio. Essa técnica sem dúvidas é um diferencial que valoriza o trabalho da lash e qualifica o seu atendimento!

 

Seria um sonho atender todas as clientes que desejar em poucas horas do seu dia, não é mesmo? Luciana mostrou que é superfácil quando se tem planejamento e organização. Ela impressionou com a técnica apresentada, que consiste em finalizar o procedimento de extensão em até 1h em qualquer formato de cílios.   Além de dar dicas valiosas de como otimizar o tempo de atendimento e fazer com que as profissionais possam agendar mais clientes e consequentemente ter uma rentabilidade ainda maior.

 

Nessa técnica, Samira decidiu apresentar o formato de volume egípcio com o fio Shape W3, e garantiu cílios uniforme, com muita naturalidade e conforto para a cliente. Todos que assistiram a sua prática ficaram impressionados com o resultado, extremamente delicado e único.

Se você gostou do conteúdo do blog, acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da beleza, e garanta em nosso site os melhores produtos para extensão de cílios e sobrancelhas.

 

Mês da mulher cheio de novidade nas lojas Sobelle!

 

Neste dia Internacional da Mulher, queremos celebrar todas as mulheres extraordinárias que tornam o mundo um lugar mais bonito, vibrante e inclusivo. E pra celebrar este momento que homenageia a força, a coragem e as conquistas das mulheres em todas as esferas da vida. Estamos com uma campanha sensacional, florida e recheada de presentes!

 

Nas compras acima de R$100,00 nas lojas físicas Sobelle, você concorre ao sorteio de 1(um) voucher de procedimentos do estúdio de beleza Werner e concorre também ao sorteio de 1(uma) caixa recheada de produtos Sobelle! Serão 2 sorteios para cada loja.

 

Werner Coiffeur é um dos salões mais renomados do Rio de Janeiro, cheio de requinte e tradição que ganhou pela 3ª vez consecutiva como destaque o prêmio de “Os Mais Amados do Rio” pela VEJA RIO.

Oferecendo uma equipe de profissionais altamente qualificados e prontamente preparados para atender suas necessidades e superar  expectativas, valorizando sempre cada detalhe, desde a escolha dos melhores produtos do mercado até a decoração do ambiente, que foi cuidadosamente arquitetada para criar uma atmosfera especial e aconchegante. Não podíamos deixar de pensar nessa marca para oferecer uma das melhores experiências em salão de beleza para as nossas Sobelletes!

 

 

Conheça as lojas participantes:

  • Shopping Nova América
    Av. Pastor Martin Luter King Junior, 126 – Sala 447
    Del Castilho, Rio de Janeiro / Centro Empresarial CENA
  • Shopping Downtown
    Av. das Américas, 500 – Bloco 21A Sala 216
    Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Lojas abertas de segunda a quinta: 10h às 20h – fechado para almoço: 13h às 14h
Sexta: 10h às 19h – fechado para almoço: 13h às 14h

 

 

O SORTEIO ACONTECERÁ NO DIA 29 DE MARÇO!

Já anota essa data! E para saber mais nos siga nas redes sociais e nos acompanhe no site!

 

Tudo o que você precisa saber sobre produtos de limpeza + detalhamento de composição da espuma DEEP CLEAN

Colaboração Andreina Mota

     Primeiro é importante enfatizar o quanto o conhecimento pode agregar ainda mais valor ao seu trabalho! Simmmmmm! Para gerar autoridade e aumentar ainda mais a sua credibilidade se dedique, estude e busque sempre mais informações sobre tudo o que envolve os produtos, o processo e a rotina dos serviços que você oferece! Na matéria de hoje vamos esclarecer o que os produtos de limpeza têm em comum com a famosa espuma de limpeza Sobelle! Vem ver!

     Na composição dos produtos de limpeza existe um ingrediente chamado tensoativo. E são justamente esses tensoativos que, por meio de suas estruturas englobam as sujidades, fazendo que por meio do araste consigamos a limpeza local. Além disso, os tensoativos desempenham um papel crucial na formulação de produtos cosméticos, pois são substâncias que auxiliam na mistura de ingredientes que, de outra forma, não se mesclariam facilmente. Eles são fundamentais para a estabilidade e eficácia de muitos produtos de cuidados pessoais, como shampoos, sabonetes, cremes e loções.

Para facilitar o entendimento, exemplificamos a diferença de cada um no quadro abaixo:

  1. Aniônicos: São os tensoativos mais comuns em produtos de limpeza, como sabonetes e shampoos. Exemplos: incluem sulfatos e sulfonatos, que têm a capacidade de remover sujeira e óleos da pele e do cabelo.
  2. Catiônicos: Utilizados principalmente em condicionadores capilares e cremes para o corpo, esses tensoativos ajudam a proporcionar suavidade, condicionamento e ação antiestática. Quaternários de amônio são exemplos comuns dessa categoria.
  3. Não iônicos: São suaves e compatíveis com uma variedade de ingredientes, sendo frequentemente encontrados em cremes faciais, loções e produtos para bebês. Tensoativos como etoxilatos de álcoois e ésteres de sorbitano são exemplos de tensoativos não iônicos.
  4. Anfóteros: Possuem carga elétrica variável, o que os torna compatíveis com diferentes tipos de formulações. São comuns em shampoos suaves e produtos de limpeza facial. Aminoácidos e betaínas são exemplos de tensoativos anfóteros.
  5. Biológicos ou Naturais: Essa categoria inclui tensoativos derivados de fontes naturais, como óleos vegetais. Esses tensoativos são preferidos em produtos de cuidados pessoais voltados para consumidores preocupados com ingredientes naturais e orgânicos.

      A escolha do tensoativo dependerá do tipo de produto cosmético, do resultado desejado e das preferências do consumidor em relação à suavidade, condicionamento e propriedades de limpeza. O equilíbrio entre essas propriedades é essencial para formular produtos cosméticos eficazes e agradáveis de usar.

Sabendo disso é possível identificarmos os tipos de tensoativo nas composições e entender melhor sua ação.

 

    Falando da linha DEEP CLEAN, a espuma de limpeza da Sobelle apresenta um tensoativo bastante eficaz, como o tensoativo secundário cocoamidopropil, sendo reconhecido por ser leve e pouco irritante dentro da categoria de tensoativos anfóteros. O disodium laureth sufosuccinate é também muito popular em substâncias limpantes, potencializando a ação do tensoativo na produção da espuma. Esse ativo junto ao frasco espumador, promove uma espuma densa, que facilita a aplicação da deep clean no dia a dia de atendimento, além de ser uma ótima oportunidade de oferta para utilização das clientes em home care ajudando na efetividade dos procedimentos. Ainda, outro fator de destaque nesse produto é o pH ideal para pele, isso ajuda a diminuir o risco de irritações e sensibilidades, o que faz dela uma excelente opção de espuma para uso diário e também como etapa de limpeza em protocolos de sobrancelhas e cílios.

Me conta, já sabia esses fatos sobre os produtos de limpeza e, se já utilizou a espuma DEEP CLEAN da Sobelle deixe aqui nos comentários o que achou!

Cuidados Com a Cola para Cílios

 

     Ei Lash, se você é iniciante ou tem algum conhecimento na área mas ainda assim acaba cometendo erros que comprometem o seu atendimento, você precisa ler essa matéria! Para nos orientar em relação ao armazenamento da cola e dar dicas valiosas, contamos com ajuda e expertise da lash Milena Ferrari que, além de ser formada em Biomedicina Estética também é uma superparceira da Sobelle! Vale a pena a leitura!

 

Primeiro é importante entender que a cola para extensão de cílios é um produto químico que possui a função de unir = colar duas superfícies. Vale ressaltar que ela é produzida com diversos componentes, sendo que, 90 a 99% do frasco é composto praticamente de cianoacrilato, enquanto o restante é composto de pigmentos e estabilizantes. Nesse sentido, é necessário alguns cuidados especiais para manusear o cianocrilato de forma correta a fim de garantir um melhor desempenho da sua cola.

     Geralmente quando você recebe a cola, ela vem armazenada no magic pack, que a protege da luz, umidade e temperaturas extremas. Após aberta, você deve mantê-la neste recipiente ou em um pote hermético, de preferência escuro e com sílica. O cianoacrilato em sua forma líquida, é composto quimicamente por monômeros,  o que significa que, quando entra em contato com a umidade e a temperatura ambiente, passa pelo processo de polimerização, que é o momento em que os estabilizantes da cola são inibidos, as moléculas se ligam e formam os polímeros, gerando o adesivo em sua forma sólida.

     Por este motivo, devemos mantê-la nestes recipientes para que o frasco seja totalmente eficiente por 30 dias. Lembrando! O frasco após aberto possui validade de 30 a 40 dias, justamente pelo fato que foi citado anteriormente mas, isso também dependerá da forma como você o armazena. Após este tempo, a cola deve ser substituída, dessa forma você terá resultados mais duradouros e suas clientes sairão mais satisfeitas.

      Por fim e não menos importante: para manter os gases da cola dentro do frasco, devemos agitá-lo de forma suave por alguns segundos – antes de usá-la -, isso é necessário para misturar o pigmento (carbon black) com os demais componentes do frasco.

 

     Atenção! Ao despejar a gota é necessário limpar o bico da cola para que não ocorra entupimento, mas se necessário, pode-se substituir o bico por um novo. Importante reforçar que este tipo de produto, por ser químico, deve ser manuseado com ajuda de EPI’s: como luvas descartáveis e máscara com filtro de carbono para evitar inalação de gases tóxicos; jaleco e óculos de proteção. Além disso, ele é um produto altamente inflamável quando exposto em contato com algodão e plásticos, portanto, evite contato com os mesmos!

Curtiram as dicas? Então já encaminha para aquela amiga lash que também está começando!

Classificação Cosmética – Regras e Regulamentação Segundo a Anvisa

 

Muito se fala sobre “tal produto tem ANVISA?”… Mas a verdade é que pouquíssimas profissionais entendem sobre a regulamentação que rege os cosméticos no nosso país, para entender realmente qual o “certo” e o “errado”. Pensando nisso, vamos esclarecer alguns pontos nesse artigo.

A regulamentação de um produto cosmético na ANVISA é um processo fundamental para todos os produtos que se enquadram nessa categoria. Entretanto, esse processo varia de acordo com a classificação que o cosmético apresenta.

            Primeiramente, é importante entendermos o que é um produto COSMÉTICO.

Segundo a RDC 211/2005 (ANVISA), a qual você pode acessar e ler na íntegra as referências no final do texto:

Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes (HPPC) são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais e protegê-los ou mantê-los em bom estado.

 

Ainda nessa RDC ANVISA, os tipos de HPPCs são separados em Grau 1 e Grau 2:

  • Grau 1 – estão os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo e restrições de uso, devido às características intrínsecas ao produto.
  • Grau 2 – compreende HPCs que possuem indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso.

     Você pode ler a RDC completa com a lista de produtos grau 1 e grau 2 clicando aqui.

 

MAS OS PRODUTOS DE CÍLIOS, MICRO E SOBRANCELHAS, SE ENCAIXAM EM QUAL CATEGORIA?

 

      DEPENDE, há muitos produtos Grau 1 que apenas necessitam serem notificados a Anvisa sobre sua comercialização – sendo ISENTOS DE REGISTRO -, quanto produtos Grau 2, estes além de notificados, precisam passar por uma avaliação, o que significa que são passíveis ou não de registro. E, para fazer essa diferenciação, é importante recorrer a RDC citada anteriormente.

       Dessa forma, os cosméticos Grau 2 sem registro são aqueles que, apesar de possuírem indicações específicas e que vão além das propriedades básicas, não estão listados no Anexo VIII da RDC 7/2015. Enquanto os cosméticos de Grau 2 com registros são, especificamente, os protetores solares, alisantes e tinturas capilares, produtos infantis, repelente e gel antisséptico para as mãos.

      Adesivos de extensão de cílios por exemplo, se caracterizam como cosméticos de Grau 2 porém, não estão inclusos do anexo da RDC. Sendo assim, não há até a data atual, necessidade explícita de registro, no entanto, os mesmos devem ser NOTIFICADOS.

    No site da própria ANVISA é possível pesquisar sobre um cosmético cadastrado, por exemplo: se você entrar agora no site da sobelle e clicar em algum dos nossos adesivos, visualizará na descrição do produto o número do processo de registro: 

 

 

Com esse número de registro podemos fazer uma pesquisa rápida no portal da ANVISA e ter acesso a todas as informações do processo referente a este produto.

No exemplo abaixo pesquisei o número de processo do adesivo Powerful:

     Ou seja, o processo de notificação junto a ANVISA nos ajuda a ter maior confiabilidade sobre um produto, além de agregar valor ao nosso protocolo junto a cliente, contribuindo para maior autoridade e respeito a nossa profissão.

Gostaram do conteúdo? Escrevam nos comentários e também em nossas redes sociais, seu feedback é importantíssimo para que continuemos produzindo conteúdo de altíssimo valor.

 

 

Fontes:

RDC 211/2005 (ANVISA): Ministério da Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/rdc0211_14_07_2005.html>. Acesso em: 23 out. 2023.

JR., F. Diferença entre registro e notificação de cosméticos pela ANVISA. Disponível em: <https://farmaconjr.com/entenda-a-diferenca-entre-registro-e-notificacao-de-cosmeticos-pela-anvisa/>. Acesso em: 23 out. 2023.

YONEYAMA, T. Conceitos e Definições. Em: Engenharia de Controle: Teoria e Prática. [s.l.] Editora Blucher, 2022. p. 19–30.

DE VALÉCIO, M. Como funciona o registro de cosméticos na Anvisa. Disponível em: <https://ictq.com.br/assuntos-regulatorios/3176-como-funciona-o-registro-de-cosmeticos-na-anvisa>. Acesso em: 23 out. 2023.

 

 

Como o Conhecimento Científico Pode Valorizar a Área Da Beleza

 

COMO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE VALORIZAR A ÁREA DA BELEZA

Por Andreina Mota

      Quando falamos em ciência muitas vezes nossa percepção é imaginar algo distante da nossa realidade, com senhorzinhos de cabelo bagunçado, jaleco e elementos químicos explodindo, mas na verdade a definição de ciência é muito mais próxima da nossa realidade, e ter sabedoria quanto a isso tornará a área da beleza cada vez mais respeitada. A ciência separa o fato da ficção, tricologia, fisiologia, química, cosmética… a ciência se aplica a tudo, e não basta dizer “ISSO É COMPROVADO CIENTIFICAMENTE” para ganhar a confiança do seu cliente.

    Primeiro: a ciência não comprova, ela evidencia, e quanto mais evidencia algo, mais o conhecimento científico se estabelece, isso não significa que seja IMUTÁVEL. Conforme estudamos e testamos, podem surgir novas evidências.

    Segundo: opinião não é ciência. Ciência é uma palavra que deriva do latim scientia, que significa conhecimento, ou seja, a busca objetiva do conhecimento sobretudo ao nosso redor.

O método científico se baseia em 3 pontos:

Como podemos aplicar isso pensando na nossa rotina de trabalho / atendimento?

Vamos a um exemplo real do dia a dia de uma lash designer… um produto novo chega no mercado, como evidenciar a eficácia desse produto?

 

  • Observação e Raciocínio: observar o rótulo, entender qual é a promessa do produto e ANALISAR a composição para EVIDENCIAR se os componentes ali presentes podem realmente fazer com que aquele produto cumpra a PROMESSA do rótulo.
  • Teste: fazer testes em modelos com o produto, anotando as etapas do protocolo de atendimento e as divergências entre cada atendimento para, a partir de um número X de testes, tirar as primeiras conclusões.
  • Ligar os pontos: por meio da observação você chegará a alguma conclusão, seja positiva ou negativa a respeito daquele produto, agora é hora de unir essas conclusões as hipóteses que nos farão entender o PORQUÊ de chegar a essa opinião.

     Vamos ser sinceras, você realmente TESTA seus novos produtos antes de expor ao atendimento ao cliente? Fazer testes reais, registrar e usar isso na sua divulgação ajudará de forma significativa a ganhar AUTORIDADE e conquistar a CONFIANÇA das suas clientes e futuras clientes.

     A maioria dos profissionais se intimidam com a química por exemplo, e aqueles que não buscam o entendimento para entender os rótulos, estarão fadados a ler apenas as propagandas sem assertividade quanto a real eficácia dos produtos. Manter um registro fiel dos atendimentos e anotações sobre os produtos usados, forma de aplicação e mapeamento de forma padronizada e sistemática, torna-se essencial para validação do seu atendimento e até mesmo para solucionar possíveis problemas. Entenda que esses registros te ajudarão a tornar seu protocolo cada vez mais eficaz e personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente.

       Tome cuidado para não aceitar ideias ou tirar conclusões baseadas em fontes não fidedignas, seja por meio de propagandas, posts de instagram – que apesar de serem ótimas fontes de informação -, podem não ser completamente confiáveis, ou seja, sempre questione e faça suas próprias pesquisas para checar se o conteúdo ali presente é realmente embasado em ciência, e não apenas em “vozes da cabeça” de quem está te informando ou buscando te vender algo. Blogs como este mostram o interesse real de marcas de confiança, como é a Sobelle, de democratizar o acesso a informação e realmente educar o público, e não apenas buscar o consumidor final.

      Levar o OLHAR COM CIÊNCIA adiante, vem com intuito de simplificar o acesso a conhecimentos embasados sobre tricologia (estudo dos fios), fisiologia, química e cosmética, ligando estes pontos e tornando nossos protocolos cada vez mais seguros, transmitindo isso as nossas clientes, alunas e marcas, fazendo assim com que todo o mercado se eleve.

Quais destes temas você quer acompanhar nos nossos próximos textos?

Fontes:

HALAL, John. Milady TRICOLOGIA. 5° Edição norte-americana. Editora CENGAGE. Tradução EZ2translate.

Santos BS.Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez; 2004. p.21. Bourdieu P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp; 2004.

Bourdieu P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp; 2004.

Certificado de Lash Designer

     Olá, meu nome é Marysol Almeida, estou no mercado da beleza há mais de 8 anos e fiquei muito conhecida por estar entre as primeiras a desbravar esse mercado da extensão de cílios. Uma das minhas grandes paixões é ensinar, e por isso que estou aqui.
Hoje vamos entender sobre o nosso certificado  de  Lash Designer, quais as regras para emissão, qual a diferença dele de um nacional para internacional, e todos os detalhes. Então, boa leitura!

Primeiro vamos começar entendendo que os nossos cursos são denominados: Cursos Livres!

Cursos livres” são legais com base no Decreto Presidencial N° 5.154. Os cursos livres NÃO são regulamentados pelo MEC. É permitido emitir certificados, mas eles NÃO possuem validade oficial perante ao MEC.

MAS AFINAL DE CONTAS, O QUE SÃO CURSOS LIVRES?

      Um curso livre é uma modalidade de educação não-formal, de duração variada, seja ele presencial ou online (EAD), que é focado em um ensino complementar para qualificação profissional ou pessoal em uma determinada área, sem exigências de escolaridade anterior.

       De acordo com a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), os cursos livres são uma modalidade de ensino legal e válida em todo o território nacional, embora não sejam regulamentados pelo MEC. Ainda de acordo com a lei, os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

IMPORTANTE!

     Como não existe legislação específica que regulamente estes cursos, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação. Não havendo exigência de escolaridade anterior. A categoria Curso Livre atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: Informática, Atendimento, Secretariado, Webdesign, Segurança, Idiomas, Culinária, Corte & Costura, Estética, Beleza, etc. Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.

É POSSÍVEL MINISTRAR CURSOS LIVRES COMO PESSOA FÍSICA?

 

     Sim, de acordo com a lei é perfeitamente possível. A partir do momento que você é especialista em um determinado assunto e quer transmitir essa educação para outras pessoas, você pode ministrar seus cursos e emitir certificado para eles.

       Porém, você pode tornar seu certificado reconhecido (o Governo reconhece que você realmente trabalha ministrando cursos). Isso ocorre quando você faz seu CNPJ e coloca o CNAE, que nada mais é do que a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Essa classificação é muito importante, pois define alguns aspectos importantes a respeito do seu negócio. Através do código CNAE, o governo sabe, por exemplo, qual é a atividade desenvolvida pela sua empresa. Todas as empresas possuem estes códigos em seu CNPJ para identificar os serviços que prestam, as mercadorias que vendem ou os produtos que fabricam, inclusive quem é MEI. Importante ressaltar que uma empresa pode ter mais de um código de atividade, inclusive de setores da economia diferentes, por exemplo, pode ser atendimento e ministrar cursos. Apesar de poder escolher várias atividades, uma delas deve ser a principal, ou seja, a mais representativa, as demais serão secundárias.

Por exemplo: Você pode usar o CNAE 8599-6/99 que é considerado um professor particular, e temos também – que é o que uso – CNAE 8599-6/04 que é treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial. No MEI ele fica como Instrutor de Cursos Gerenciais Independentes.

AGORA VAMOS AOS INTERNACIONAIS!

    Para o Brasil: continua sendo certificado de Curso Livre, o que significa que nesse caso não há nenhum nível de hierarquia que o torne melhor ou mais especial que o meu ou o seu, ficou claro?

Mas Sol, quero um certificado Internacional porquê vou trabalhar nos Estados Unidos.

– Bom, te aconselho  a estudar a legislação do País antes. Mas vou te dar um spoiler:

     Para trabalhar como profissional de beleza nas áreas de Cosmetologia, Manicure ou Estética nos Estados Unidos, o profissional deve ter a licença profissional emitida pelo State Board de Cosmetologia do estado em que estiver trabalhando, ou seja: não é porquê você fez um curso aqui de uma empresa de lá que você já vai poder atender. E é preciso saber que em cada país você vai encontrar uma lei, e para trabalhar legalmente você tem que ter: Visto de Trabalho.

     Não estou te desanimando, mas quero que você saiba que existe um processo, não é somente chegar com um papel e sair atendendo, como fazem aqui no Brasil.

     Mas Sol, eu quero porquê acho chique. Ok! Faça! Não tem problema nenhum, absolutamente nenhum, você ter um sonho e realizá-lo, o único problema é você usar desculpas para isso e não prestar atenção no caminho que você mesmo está levando o mercado!

     Olha só, quando você sai do país, faz fotos, ancora seu certificado em uma viagem e experiência incrível, a sua cliente vai perceber esse valor de internacional, quando isso não acontece ela não percebe, fazer um curso aqui no Brasil e fazer um vlog ele sendo internacional ou não, vai dar a mesma percepção,  e se você for bem inteligente vai gerar muito valor sobre seu curso!

     Entenda que é diferente, por exemplo, de participar de um congresso no Brasil, com palestrantes internacionais, e você com aqueles fones para traduzir e etc, do que um certificado que uma brasileira emite com selo de fora?

     E tem um outro e não menos importante ponto:  nunca vi cliente chegar em studio e perguntar: “Sua certificação é internacional?” Na verdade, nunca nem vi clientes perguntando sobre certificados!

     O que você precisa entender é que cada vez que você decide que vai fazer um curso somente por ele ter uma certificação internacional e não se preocupando com a qualidade, você está empurrando o mercado para um caminho com bem pouca possibilidade de volta.

     Olha a lógica: A profissional é boa, mas não para de receber: “Ah, pensei que seu certificado fosse internacional” ela começa a se sentir pressionada e gasta uma grana para poder emitir um certificado internacional, mas acreditem: a técnica continua sendo dela, a paciência para ensinar continua sendo dela, tudo vem por ela.

     Mas com isso ela começa a abrir espaço para empresas – que nem sabemos a integridade -, entrarem no país e começarem a dominar o nosso mercado.

     Até aqui você só foi parte causadora do problema, mas não sentiu ele na pele. Contudo, daqui uns anos, quando você quiser ministrar cursos, a cultura que você ajudou a implementar agora estará tão forte que você vai se tornar vítima, você só vai conseguir alunas se pagar uma empresa para colocar o nome dela, e você poder chamar seu certificado para as brasileiras também de Internacional.

    Mas o mais louco ainda está por vir: por vivermos em um grande efeito manada, a grande maioria nunca nem parou para pensar o que significa internacional, que nada mais é que: “que se promove entre nações; exterior.” Ou seja: meu amor, o seu certificado para uma russa, uma americana ou para qualquer pessoa que não seja do Brasil também é internacional!

    Então, minha dica é: parem com essa loucura de internacional. Busquem qualidade! A sua primeira e nem a segunda pergunta deve ser sobre ser internacional ou não (que só servirá para massagear o seu ego), mas sim sobre qualidade, cronograma e etc.

     E enquanto isso, para nós Educadoras, minha dica é: Fortaleça sua marca, trabalhe seu branding tão forte que essa pergunta: “É internacional?” se torne tão escassa que você esqueça do dia que os próprios brasileiros começaram essa conversa para venderem mais caro algo que nem significado legal tem!