Como o Conhecimento Científico Pode Valorizar a Área Da Beleza

 

COMO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE VALORIZAR A ÁREA DA BELEZA

Por Andreina Mota

      Quando falamos em ciência muitas vezes nossa percepção é imaginar algo distante da nossa realidade, com senhorzinhos de cabelo bagunçado, jaleco e elementos químicos explodindo, mas na verdade a definição de ciência é muito mais próxima da nossa realidade, e ter sabedoria quanto a isso tornará a área da beleza cada vez mais respeitada. A ciência separa o fato da ficção, tricologia, fisiologia, química, cosmética… a ciência se aplica a tudo, e não basta dizer “ISSO É COMPROVADO CIENTIFICAMENTE” para ganhar a confiança do seu cliente.

    Primeiro: a ciência não comprova, ela evidencia, e quanto mais evidencia algo, mais o conhecimento científico se estabelece, isso não significa que seja IMUTÁVEL. Conforme estudamos e testamos, podem surgir novas evidências.

    Segundo: opinião não é ciência. Ciência é uma palavra que deriva do latim scientia, que significa conhecimento, ou seja, a busca objetiva do conhecimento sobretudo ao nosso redor.

O método científico se baseia em 3 pontos:

Como podemos aplicar isso pensando na nossa rotina de trabalho / atendimento?

Vamos a um exemplo real do dia a dia de uma lash designer… um produto novo chega no mercado, como evidenciar a eficácia desse produto?

 

  • Observação e Raciocínio: observar o rótulo, entender qual é a promessa do produto e ANALISAR a composição para EVIDENCIAR se os componentes ali presentes podem realmente fazer com que aquele produto cumpra a PROMESSA do rótulo.
  • Teste: fazer testes em modelos com o produto, anotando as etapas do protocolo de atendimento e as divergências entre cada atendimento para, a partir de um número X de testes, tirar as primeiras conclusões.
  • Ligar os pontos: por meio da observação você chegará a alguma conclusão, seja positiva ou negativa a respeito daquele produto, agora é hora de unir essas conclusões as hipóteses que nos farão entender o PORQUÊ de chegar a essa opinião.

     Vamos ser sinceras, você realmente TESTA seus novos produtos antes de expor ao atendimento ao cliente? Fazer testes reais, registrar e usar isso na sua divulgação ajudará de forma significativa a ganhar AUTORIDADE e conquistar a CONFIANÇA das suas clientes e futuras clientes.

     A maioria dos profissionais se intimidam com a química por exemplo, e aqueles que não buscam o entendimento para entender os rótulos, estarão fadados a ler apenas as propagandas sem assertividade quanto a real eficácia dos produtos. Manter um registro fiel dos atendimentos e anotações sobre os produtos usados, forma de aplicação e mapeamento de forma padronizada e sistemática, torna-se essencial para validação do seu atendimento e até mesmo para solucionar possíveis problemas. Entenda que esses registros te ajudarão a tornar seu protocolo cada vez mais eficaz e personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente.

       Tome cuidado para não aceitar ideias ou tirar conclusões baseadas em fontes não fidedignas, seja por meio de propagandas, posts de instagram – que apesar de serem ótimas fontes de informação -, podem não ser completamente confiáveis, ou seja, sempre questione e faça suas próprias pesquisas para checar se o conteúdo ali presente é realmente embasado em ciência, e não apenas em “vozes da cabeça” de quem está te informando ou buscando te vender algo. Blogs como este mostram o interesse real de marcas de confiança, como é a Sobelle, de democratizar o acesso a informação e realmente educar o público, e não apenas buscar o consumidor final.

      Levar o OLHAR COM CIÊNCIA adiante, vem com intuito de simplificar o acesso a conhecimentos embasados sobre tricologia (estudo dos fios), fisiologia, química e cosmética, ligando estes pontos e tornando nossos protocolos cada vez mais seguros, transmitindo isso as nossas clientes, alunas e marcas, fazendo assim com que todo o mercado se eleve.

Quais destes temas você quer acompanhar nos nossos próximos textos?

Fontes:

HALAL, John. Milady TRICOLOGIA. 5° Edição norte-americana. Editora CENGAGE. Tradução EZ2translate.

Santos BS.Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez; 2004. p.21. Bourdieu P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp; 2004.

Bourdieu P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp; 2004.