Como saber qual a melhor cola para você?
Se tem um assunto que é sempre recorrente entre as lashes iniciantes é justamente a dúvida sobre qual adesivo usar. O tema compartilhado em nossas redes sociais fez tanto sucesso que resolvemos estender por aqui… leia a matéria até o final! Vale a pena conferir!
Colaboração Angela Nascimento.
Primeiro precisamos tranquilizar as lashes que estão em início de carreira, afinal, ninguém vai acertar de primeira. E mais! Se você chegou até aqui, isso já mostra o quão dedicada (o) você é, buscando informação e aprimoramento para atender cada vez mais e melhor! Então vamos ao que interessa?
Para começar, o ideal é que você tenha no seu ambiente de trabalho um cronômetro e claro, alguém que possa ser sua modelo. O objetivo nesse primeiro passo é que você possa avaliar o tempo, desde o momento em que passa o fio na gota, leva até os cílios e o encaixa corretamente. Importante! Faça esse teste tanto no lado direito quanto no lado esquerdo, já que comumente as lashes levam tempos diferentes para cada lado até mesmo por conta de suas habilidades motoras. Isso acontece porque temos um domínio maior na mão que usamos, seja destro ou canhoto. Por isso, considere ter uma cola com bom tempo para os dois lados da cliente. Nesse caso, você deverá escolher a cola que, depois de cronometrada, funcione melhor para o seu cliente. Respeite também a sua realidade se você não tiver muita experiência. Entenda o tempo de secagem dessa cola, observe e leia atentamente as instruções dos rótulos.
Agora vamos às dicas de ouro!
Umidade > aqui você precisa entender que a cola é a base de cianocrilato, ou seja, um componente químico que faz a secagem e a ligação de dois elementos em contato com a umidade do ar, o que significa que todo ambiente tem um grau de umidade. Por isso é indicado usar sempre o higrômetro . Aí você vai se perguntar: e qual a umidade indicada? Nesse caso você precisa verificar essas informações direto com o fabricante, por exemplo, no site da Sobelle tem tudo explicadinho então, basta avaliar qual cola se adapta ao seu ambiente.
Média das colas > comumente a maioria das colas trabalham bem no parâmetro entre 40 a 60% de umidade, enquanto outras chegam a 35% (umidade mais baixa). Existem colas que trabalham até 80% de umidade. Neste caso, é bom se atentar! A cola de cianocrilato é diferente das colas à base d’água. Exemplo básico: se você coloca a roupa no varal e está secando rápido é porque tem pouca umidade no ar ou também muito calor e aí fazendo uma comparação a colagem da sua cola será mais lenta. Outra dica de acessório para controlar a temperatura do seu ambiente é o umidificador , ainda assim tenha sempre duas opções de cola para os seus atendimentos.
Temperatura > fator determinante que influencia na retenção e tempo de secagem. Sendo assim, observe: se o ambiente estiver entre 19 e 29 graus isso significa que, quanto mais quente mais lenta será a colagem.
Por último e não menos importante: existe um fator principal que é esquecido: o tempo de retenção. Muitas pessoas conferem o tempo de validade da cola e confundem achando que é essa a informação, mas que nada tem a ver. O tempo de retenção é, na verdade, o tempo em que o fio fica colado no fio natural da cliente. Geralmente as colas da Sobelle têm o tempo de retenção de até 7 semanas.
E aí curtiram as dicas? Esperamos que sim mas, se mesmo depois dessas sugestões você observar que a secagem da sua cola ainda está lenta, aposte nos aceleradores , afinal, eles são eficazes e ótimos aliados para um melhor resultado final!