Cinco passos para aprender a se divulgar e tornar uma referência no mercado  

 

 

Via Carina Arruda – CEO e Fundadora My Lash

Com um currículo de dar inveja e uma cartela de celebridades como clientes, Carina Arruda enfatiza o quanto a fama a ajudou mas, ressalta que é preciso acompanhar as tendências e trabalhar de forma consistente para obter êxito no mercado. Veja algumas dicas à seguir!

“Hoje o marketing funciona de forma estratégica. Não adianta fazer um monte de posts e achar que isso, por si só é suficiente, independentemente de você ser uma extensionista iniciante ou avançada. Esteja certa que esses 5 passos te ajudará significativamente, e aumentará em, pelo menos, três vezes os seus resultados hoje”.

  • Monte uma estratégia: pense em quem você quer atingir, quem é a sua persona? A persona é a personalidade da pessoa que você gostaria de atrair para ser a sua cliente. É importante saber disso para saber qual o tipo de cliente real. Se consegue fazer isso de forma assertiva, você conseguirá se divulgar e se posicionar mais rápido nas redes sociais. Qual tipo de serviço você quer vender? Não adianta querer vender cílios e ficar postando somente foto de design de sobrancelhas, você precisa ter isso muito bem definido. Se você quer fazer mais um curso para abranger seu conhecimento em outras técnicas mas só posta fio clássico, você vai atrair pessoas que curtem fio clássico; se posta trabalhos com fios coloridos, vai atrair pessoas que curtem cílios coloridos. É preciso trabalhar de forma nichada, por exemplo, se você é extensionista de volume, coloca isso na BIO do seu instagram: especialista em cílios com volume; ou, especialista em pele madura; especialista em loiras… quanto mais nichada (especialista) melhor. Além disso, é necessário criar conteúdo e manter a constância em qualquer que seja a sua rede social. Entenda que isso também ajudará na decisão de compra do seu serviço por parte do consumidor. Portanto, crie um cronograma de postagens e desenvolva um banco de possíveis conteúdos. Outra dica: sabe aquelas perguntas que as pessoas fazem no direct? Então, você pode aproveitar esse conteúdo pra fazer post e responder as dúvidas das suas clientes.

 

 

  • Faça modelos: mais uma vez, repito, sendo você uma extensionista iniciante ou avançada, o objetivo aqui é ter mais uma opção de conteúdo para postar e mostrar. Além disso, você aproveita também para treinar. Tem muita gente que acha que não precisa treinar quando na verdade te digo: você sempre precisará treinar. O foco aqui é treinamento e criação de campanhas para divulgação. Você, inclusive, pode chamar alguma modelo que queira ser parceira, alguma maquiadora que queira ser parceira, alguma fotógrafa que queira ser parceira, alguma loja de roupa ou acessório que queira ser parceira e com isso vai aumentando o alcance da sua campanha consequentemente atingindo mais pessoas. Portanto, faça fotos com qualidade, use a imaginação, explore, por exemplo, as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno… aproveite o mesmo dia para fazer tudo, afinal, você já vai separar um tempo para se dedicar a isso. Também faça reels, vídeos, fotos de um olho só, filme os bastidores e tudo mais o que for possível compartilhar. Entenda que você é uma produtora de conteúdo.

 

 

  • Crie gatilhos mentais: faça chamadas explorando a antecipação, as pessoas ficam curiosas, use Fiquem ligadas! Vem novidade por aí! Entre outras chamadas que puder utilizar. E, claro, mantenha a frequência das postagens.
    O ideal é postar todos os dias, principalmente nos stories para criar conexão e engajamento com seu público e lembre-se: quem não é visto não é lembrado.

 

 

  • Converta seus seguidores: Não adianta ter muitos seguidores e não ter relacionamento, não se conectar. Pessoas compram de pessoas, quanto mais íntimas maiores são as chances de compra. Você precisa interagir, precisa fazer pesquisa, precisa fazer enquete, precisa conversar por direct, precisa conhecer suas seguidoras para convertê-las em clientes.

 

 

  • Fidelize suas clientes: cerca de 85% das pessoas compram mais daquelas que confiam, uma cliente que já comprou de você e que já confia em você, a chance dela comprar de você novamente outros pacotes de serviços e investir mais em você é muito maior . Isso acontece porque essa cliente já te conhece, ela já passou da barreira de conhecer onde ela está comprando. A melhor forma de você ter novos clientes é através da prova social. Por exemplo, se você está em uma cidade nova e não conhece os restaurantes mas, quer impressionar alguém e tem dinheiro suficiente pra isso. Na mesma rua, do lado direito tem um restaurante com uma fila gigante, enquanto do lado esquerdo tem um restaurante vazio, qual você escolhe? Muito provavelmente você vai escolher o mais cheio porque existem pessoas comprando, ou seja, você se sente confortável em fazer essa escolha e isso funciona pra tudo, mesmo que inconscientemente. O mesmo acontece nas redes sociais, quando você posta os resultados antes e depois; quando você posta o depoimento das suas clientes; quando você tira uma foto com a sua cliente; quando você mostra a sua agenda; quando você, através dessas ações, prova que tem outras pessoas comprando de você, tudo isso aumenta a sua prova social e só comprova o quanto o seu serviço é bom. E o melhor, são as clientes que fazem propaganda, depois disso você certamente receberá outras clientes indicadas das suas clientes. Trabalhe também o gatilho mental da reciprocidade. Quando uma pessoa, de alguma forma recebe algo de você, ela quer retribuir, e com isso ela chama outras pessoas para fazerem serviços com você. Dê atenção para as clientes, pense que todas são VIPs, pense em algo que as façam se sentir muito especiais e importantes. Também vale acompanhar a cliente até o retorno da manutenção. Outra técnica que uso e sempre dá certo são as vendas de pacotes porque nessa ação eu já estimulo as pessoas a virem para o próximo atendimento, muitas vezes já deixo os atendimentos agendados, 2, 3 meses à frente. E qual argumento utilizo? Olha, minha agenda é muito cheia então o ideal é já deixar agendado pra não perder! E por aí v ai… Lembre-se: uma cliente satisfeita divulga para 2 pessoas, 1 cliente insatisfeita fala pra 11 pessoas.

E aí curtiram? Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e estimulado você a começar hoje! Vamos juntas rumo ao sucesso?