Principais erros de iniciantes

Via Larissa Arikita

 

    Sabemos que o início de qualquer Lash não é fácil, são muitas dúvidas, inseguranças e erros que podem desmotivar qualquer profissional no começo de carreira mas, nós podemos te ajudar! Convidamos a querida parceira Larissa Arikita para compartilhar conosco o seu depoimento que, inclusive, servirá como aprendizado para situações que você deve evitar!

“Anos atrás não tínhamos tantas informações e esclarecimentos como temos hoje e muitos erros gostaria de ter evitado, porque isso acabou impactando no sucesso do meu negócio.”

Segundo Arikita, existem cursos que são muito abrangentes e a experiência e o treino, nesses casos, são essenciais. Saiba o que NÃO FAZER a seguir:

    

 

1 – NÃO SABER TRABALHAR COM O ADESIVO CERTO – o primeiro erro é: a professora indicou apenas um tipo de adesivo (cola), porém a gente precisa entender que cada adesivo funciona de uma maneira, isso é ESSENCIAL. Na Sobelle você encontra vários tipos de adesivos. Portanto, leia as descrições, procure entender sobre temperatura, sobre umidade e tempo de secagem. No mercado existem colas de 0,5 segundo a 8 segundos. São fatores que precisam e devem ser considerados, pois o clima da sua sala altera o tempo de secagem, como exemplo, umidade alta seca mais rápido e umidade baixa seca mais lento. Outra curiosidade não muito conhecida é que quando usamos fans e fios tecnológicos como Y e W, o tempo de secagem tende a aumentar por conta da quantidade de fios, isso significa que quanto mais fios, o tempo de secagem ficará mais lento.

 

      Detalhe importante é com relação ao armazenamento. Dependendo da condição de armazenamento, a validade da sua cola pode diminuir drasticamente deixando com aspecto muito espesso. Volto a dizer, na Sobelle tem tudo descrito no site.

  • Ainda assim, vale reforçar: mantenha seu adesivo em local fresco e com menos oscilação de clima (temperatura e umidade) possível. Você pode deixá-lo dentro do magic pack em pé ou também no pote hermético;
  • Antes de usar o adesivo sempre agite antes. A cola tem muita química e quando fica um tempo parada, separam entre si, a parte transparente sobe e a parte escura desce. Então você precisa misturar bem para obter a cola com potência máxima;
  • Atente-se a forma de pingar, o correto é com o frasco sempre na vertical, deixando a gota cair sozinha;
  • Faça a troca da gota assim que a textura da cola mudar ou engrossar. Cuidado para não ter excesso de cola.

 

 

2 – RETENÇÃO – significa o tempo de durabilidade da extensão nos cílios, um dos principais problemas quando estamos começando… Eu tive clientes que falaram comigo: Lari, meus cílios caíram! Isso é chato porque você acaba tendo que contornar a situação e às vezes coloca depois até de graça. Eu sei! Dá um desespero mas, não se cobre tanto pela retenção milagrosa, afinal, a extensão não dura pra sempre, os cílios vão trocando a cada ciclo, nascem novos fios, tem poluição, resquício de maquiagem, secreções produzidas pelas glândulas e falta de higienização correta. Então são vários fatores que contribuem para que a extensão se desprenda entre outras situações mas, de fato, se cair tudo ou quase tudo em menos de uma semana é porque tem algo errado. Não esqueça da preparação dos cílios para receber a extensão. Primeiro é preciso lavar e fazer a limpeza correta, muita gente usa o shampoo Johnsons que até é indicado por oftalmologistas, porém ele não foi desenvolvido especificamente para cílios, foi desenvolvido para bebê, então nesse caso o indicado é que você use um shampoo profissional, como da Sobelle, por exemplo. Quando você usa o produto correto e profissional, isso ajuda até mesmo na maior durabilidade da extensão de cílios. Outra dica: colocou a espuma e ela sumiu? Então é porque a cliente está com sujidade em excesso ou até mesmo um simples protetor solar pode comprometer na fixação das extensões. Nesse caso uma lavagem não será suficiente porque ainda tem “gordura’’ então lave caprichando mais nas raízes de 2 a 3 vezes ou quantas vezes for necessário e enxague com água morna, de preferência filtrada. Algumas pessoas usam soro fisiológico porém, o soro tem minerais que podem interferir no processo, então é melhor usar a água filtrada mesmo. Próximo passo: limpou direitinho e tirou a sujeira? Coloque o protetor nos cílios inferiores e depois coloque o primer – faz total diferença -, melhorando, inclusive, a retenção. Pega o microbrush, coloca um pingo de primer e tira o excesso antes. A vantagem em usar o primer é que ele tem PH que abre as cutículas dos cílios, proporcionando melhor encaixe e fixação, sem contar que dá uma limpeza extra para receber a extensão. Outro detalhe: acoplagem! É preciso colar certinho e preencher o mais próximo de 100%, se ficar a base solta acaba puxando até mesmo os cílios da cliente junto. O resultado final na verdade é um trabalho em conjunto, da profissional e da cliente, que depois manterá os cuidados em casa seguindo as orientações. Dica para cílios curvados: isso acontece porque comumente são clientes que dormem de bruços, nesse caso minha sugestão é: fazer a acoplagem por baixo ou invés de fazer por cima ou, fazer um lash lifting para preparar os cílios e de 2 a 3 semanas depois fazer a extensão.

 

3 – NÃO ESTAR PREPARADA PARA O ATENDIMENTO – A verdade dói mas, você precisa estar preparada para atender as clientes, ainda que você cobre um valor simbólico ou atenda de graça. É preciso treinar muito antes para, só depois ir para o atendimento. Eu quando comecei não treinei e fui direto para o atendimento, cobrei R$ 50,00 e só fui, porém a gente trabalha com insegurança e isso transmite para a cliente, e a partir do momento que a cliente se sente insegura é ruim, por isso devemos treinar com as modelos. Nesse treino aproveite para observar quanto tempo está durando a extensão; quanto tempo está demorando pra fazer, registre fotos, faça vídeos, etc. Tente otimizar seu tempo, combine regras com as clientes, fale sobre as técnicas, entenda o que ela está buscando e alimente o que elas esperam de você como profissional. No começo por exemplo, eu não falava direito sobre os cuidados pós-procedimento e isso é fundamental, outra coisa, quando a gente faz a manutenção, tem limite máximo de 3 vezes. Após isso, o ideal é tirar tudo e começar do zero  e isso precisa ser explicado no primeiro atendimento. Digo isso porque, fazer só a manutenção PREJUDICA os cílios naturais e além disso temos que nos posicionar como profissional com autoridade, empresária da beleza que visa a saúde dos cílios da cliente e que tem meta, sonho e precisa cobrar o valor justo .

 

 

4 – NÃO COBRAR O VALOR CERTO – Nos cursos falam: você precisa cobrar no mínimo x, você precisa cobrar y mas, a verdade é que cada uma tem um custo, cada uma tem um objetivo e, mais uma vez, quando você não tem confiança no que faz, você não tem coragem de cobrar o valor justo, porque na maioria das vezes fica com vergonha por não estar bem preparada. Você precisa fazer cálculo do custo do estúdio ou mesmo atendendo em casa, precisa contabilizar um valor proporcional em torno de 20 a 30%, custo de material, custo da mão-de-obra e quanto você quer ter de lucro para alcançar seus objetivos. Manutenção também precisa ser calculada.        Fato importante, na manutenção, você terá quase o mesmo custo de material e se demora quase o mesmo tempo que de uma nova aplicação, ou seja, terá praticamente o mesmo custo. No início eu cobrava R$60,00 na primeira aplicação e R$30,00 na manutenção. Valor da manutenção não deve ser 50%. Quando você colocar tudo no cálculo, vai entender do que estou falando. Hoje, eu cobro de 70 a 80% na manutenção. Você é sua própria chefe! Mas lembre-se também que você é funcionária da sua empresa. Leve o seu negócio com bom gerenciamento financeiro.

 

 

5 – NÃO SE TORNE ESCRAVA DA SUA EMPRESA – você precisa pensar como empresa. No começo as clientes “mandavam” em mim, por exemplo, me perguntavam se eu poderia atender no feriado, se poderia atender depois do horário e com isso você fica cada vez mais presa. Tenho certeza que muitas Lashes já passaram por isso! Você não tem mais tempo pra família, não tem tempo de se divertir muito menos cuidar de você mesma e isso é importante para ter equilíbrio e alcançar o sucesso. Não adianta trabalhar demais e não ter tempo pra si. Não deixe as clientes “mandarem” em você. Outra dica: crie regras de manutenção, não deixe passar tanto tempo e a cliente marcar quando quiser, deixe isso tudo claro, por exemplo, manutenção é em até x dias. Crie regras sobre atraso e outras mais que você achar condizente com sua forma de trabalho e atendimento.

E você lash iniciante, quais erros já cometeu no início da carreira? Compartilha aqui com a gente… quem sabe não fazemos um desdobramento desse post para ajudar as coleguinhas?