Cuidados com a cola

 

     Ei Lash, se você é iniciante ou tem algum conhecimento na área mas ainda assim acaba cometendo erros que comprometem o seu atendimento, você precisa ler essa matéria! Para nos orientar em relação ao armazenamento da cola e dar dicas valiosas, contamos com ajuda e expertise da lash Milena Ferrari que, além de ser formada em Biomedicina Estética também é uma superparceira da Sobelle! Vale a pena a leitura!

 

Primeiro é importante entender que a cola para extensão de cílios é um produto químico que possui a função de unir = colar duas superfícies. Vale ressaltar que ela é produzida com diversos componentes, sendo que, 90 a 99% do frasco é composto praticamente de cianoacrilato, enquanto o restante é composto de pigmentos e estabilizantes. Nesse sentido, é necessário alguns cuidados especiais para manusear o cianocrilato de forma correta a fim de garantir um melhor desempenho da sua cola.

     Geralmente quando você recebe a cola, ela vem armazenada no magic pack, que a protege da luz, umidade e temperaturas extremas. Após aberta, você deve mantê-la neste recipiente ou em um pote hermético, de preferência escuro e com sílica. O cianoacrilato em sua forma líquida, é composto quimicamente por monômeros,  o que significa que, quando entra em contato com a umidade e a temperatura ambiente, passa pelo processo de polimerização, que é o momento em que os estabilizantes da cola são inibidos, as moléculas se ligam e formam os polímeros, gerando o adesivo em sua forma sólida.

     Por este motivo, devemos mantê-la nestes recipientes para que o frasco seja totalmente eficiente por 30 dias. Lembrando! O frasco após aberto possui validade de 30 a 40 dias, justamente pelo fato que foi citado anteriormente mas, isso também dependerá da forma como você o armazena. Após este tempo, a cola deve ser substituída, dessa forma você terá resultados mais duradouros e suas clientes sairão mais satisfeitas.

      Por fim e não menos importante: para manter os gases da cola dentro do frasco, devemos agitá-lo de forma suave por alguns segundos – antes de usá-la -, isso é necessário para misturar o pigmento (carbon black) com os demais componentes do frasco.

 

     Atenção! Ao despejar a gota é necessário limpar o bico da cola para que não ocorra entupimento, mas se necessário, pode-se substituir o bico por um novo. Importante reforçar que este tipo de produto, por ser químico, deve ser manuseado com ajuda de EPI’s: como luvas descartáveis e máscara com filtro de carbono para evitar inalação de gases tóxicos; jaleco e óculos de proteção. Além disso, ele é um produto altamente inflamável quando exposto em contato com algodão e plásticos, portanto, evite contato com os mesmos!

Curtiram as dicas? Então já encaminha para aquela amiga lash que também está começando!